Estudar menos, tempo de lazer, sair com amigos e descansar aos domingos não são coisas que um estudantes prestes a fazer a prova da OAB faria, certo? Errado! Existes segredos para passar na OAB que vão muito além do tempo excessivo em frente ao vade mecum que podem garantir sua aprovação em 2024.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Segredos para passar na OAB
Se você está se perguntando como conseguir ser aprovado na OAB? Essa dúvida faz parte da rotina da grande maioria dos alunos brasileiros que desejam passar no exame e finalmente se tornarem advogados.
No entanto, não há o passo a passo correto: o estudo é muito flexível e adaptável, de modo que técnicas de estudos podem se mostrar super vantajosas para uns, serem péssimas para outro grupo de estudantes.
Assim, não basta focar na leitura massiva do vade mecum. Você também precisa de um plano para promover a absorção de conteúdo e permitir que o seu cérebro capto e armazene o que está sendo estudado.
Portanto, apenas aqueles que responderam a pelo menos 40 questões na primeira fase, incluindo questões de múltipla escolha abrangendo várias partes da lei, são admitidos ao exame da ordem para a segunda fase, que também é complexa.
Na segunda etapa, um trabalho acadêmico é elaborado e questões de raciocínio são respondidas. Ou seja, todo o cronograma do estudante deve considerar as duas fases, além da compreensão das técnicas de estudo que lhe favorecem.
Pensando nisso, separamos uma lista com os segredos e melhores técnicas para você ser aprovado no exame da Ordem. Assim, colocando em prática essa lista de segredos, a aprovação estará muito mais próxima do que você imagina.
1. Descansar é tão importante quanto estudar
Não, você não leu errado! A verdade é que descansar também ajuda no processo de captação de todo o conteúdo. A realidade é que muitos estudantes, durante a rotina de estudos, se enchem de conteúdo e altas cargas de estudo.
Assim, pensando nesse cenário, não raros são os casos em que estudantes relatam não captar o conteúdo da forma precisa, inclusive analisando-o com base nas longas horas de estudo durante o dia ou noite.
No entanto, a realidade é que descansar também deve fazer parte de seu cronograma para ser aprovado na OAB. Logo, dê tempo para que seu cérebro organize todas as informações. Pensando nisso, analise a lista abaixo:
- Não estude por longas horas de forma ininterrupta;
- Organize-se para descansar aos domingos ou outro dia da semana;
- Procure aplicar técnicas de estudo como pomodoro, para descansar, ainda que por 5 ou 10 minutos, antes de voltar aos estudos.
2. Mude a estratégia: teste o método de estudo que funciona mais para você
Ler artigos legais e destacar os pontos mais importantes certamente ajuda na compreensão do conteúdo. No entanto, a recomendação é usar outras formas de aprendizagem, além da leitura massiva.
A primeira é resumir os principais tópicos de cada disciplina. Essa atividade melhora a pesquisa, retendo e compreendendo melhor as informações. Assim, você terá um material com as dicas principais sobre o tópico estudado.
Outra medida interessante é assistir a cursos online ou vídeos disponíveis nos canais do YouTube, caso você não queira ou não possa gastar com recursos e investir em preparatórios. Ainda assim, é possível ser aprovado sem surpresas.
Se o candidato passa muito tempo no transporte público, pode usar seu smartphone para estudar as matérias e se preparar com o tempo disponível. Se passa muito tempo em seu quarto, mude a estratégia ao invés da leitura extensa.
Também indica a participação em fóruns na Internet relacionados ao exame da OAB. É o lugar onde você pode tirar dúvidas, compartilhar conhecimentos e recomendar livros para ajudá-lo a passar no exame.
3. Celular? Só se for pra estudar.
Esqueça o smartphone e concentre-se nos estudos. É muito tentador ver o que seus amigos estão postando no WhatsApp e no Instagram. Mas se você quer uma ótima nota no teste da OAB, precisa abrir mão da diversão da tecnologia.
Assim, também não é recomendado estudar com televisão ou rádio ligado. Qualquer distração pode distraí-lo de seu foco e afetar seu desempenho. Use esses recursos somente se forem lhe ajudar com sua concentração.
Para os amantes de games, o melhor é guardar a diversão para o período de estudos, quando os candidatos precisam se concentrar nas matérias. Imagine que os jogos serão uma recompensa pelo tempo estudado.
No entanto, há várias outras maneiras de garantir os estudos e utilizar os aparelhos para lhe favorecer na hora da prova. Assim, confira abaixo outras dicas e segredos de ouro para ser aprovado.
- Use seu celular para resolver questões após a leitura da lei, por exemplo.
- Use seu celular como timer para interromper os estudos e iniciar o intervalo de descanso.
- Aproveite das funções de seu celular como uma recompensa depois do longo período de estudos.
- Baixe o edital da OAB e deixe disponível em seu celular. Assim, você poderá consultá-lo em caso de novas dúvidas.
Portanto, esperamos tê-los ajudados. Na verdade, finalizamos respondendo que não há um segredo universal, mas sim técnicas que funcionam mais para uns do que para outros. Bons estudos!