Está em fase de preparação para sua prova da OAB? Saiba como se preparar para a OAB com as melhores táticas e estratégias. A OAB 2024preparou uma lista de artigos focados na sua provação no Exame. Portanto, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre como se preparar para a OAB. Confira abaixo!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Como se preparar para a OAB
Ainda no primeiro ano da faculdade, os alunos já estudam e se preparam para a prova da OAB. Essa preocupação antecipada ocorre porque as matérias constantes no exame estão presentes na vida do estudante desde o 1º período.
Além disso, o preparatório à OAB precisa que o estudante organize seu cronograma de estudos sob duas óticas diferentes. Assim, para lhe ajudar nesse processo, separamos as duas abaixo:
- Estudar a Prova da OAB: antes de organizar seu cronograma com base no conteúdo cobrado, estude a forma de cobrança da prova. Assim, a FGV é conhecida por possuir duas fases do Exame de Ordem bem extensas e complexas. Portanto, além do conteúdo, entenda como a prova funciona, como é organizada e dividida, além do tempo que você terá para realizá-la.
- Estudar para a Prova da OAB: após analisar as formas de cobrança da banca, é hora de introduzir no seu cronograma de estudos os conteúdos que estarão presentes na sua prova e os que caem com maior incidência. Assim, uma ótima dica é focar nas matérias que caem mais (peso maior), além daquelas que você possui maior dificuldade.
Observe que, mesmo que tenha que estudar sozinho, isso não diminui a probabilidade de passar no exame. É preciso mais organização para avançar dentro do prazo determinado, mas é bem possível alcançar bons resultados.
Portanto, além das dicas mencionadas acima, separamos uma lista de requisitos que deverá cumprir para lograr êxito no grande dia. Assim, confira abaixo as melhores dicas de como se preparar para a OAB.
1. Teste o que você sabe antes de começar a estudar
O primeiro passo é verificar o seu nível de conhecimento sobre os tópicos abordados no exame e pela banca. Isso o ajudará a saber no que focar e com o que você já está familiarizado. Foco nas dificuldades!
Uma boa dica para realizar o teste é realizar um simulado, ou uma das últimas provas da Fase 1: resolva as questões como se fosse dia de prova. Imprima, pegue uma caneta azul ou preta, vá para um lugar tranquilo e isolado e faça-o.
Assim, você realizará cada uma das questões predispondo o conteúdo que será cobrado à partir dos mesmos critérios da prova: tempo, organização e uso de habilidades. Após isso, elabore seu cronograma de acordo com o resultado.
Serão 5 horas de duração: resolva o problema e preencha o modelo sem depender de nenhuma fonte de informação para obtê-lo. Depois de terminar os testes durante esse período, veja como você se saiu e analise os mais difíceis.
2. Cronograma e resultado: monte seu cronograma de acordo com seus erros
Após analisar as suas áreas de maior dificuldade, desenvolva estratégias para otimizar o aprendizado. Assim, não perca tempo com o que você já sabe: concentre-se com o necessário. Estude com mais frequência os tópicos de erros.
Não existe um plano de ação que funcione para todos, mas, em geral, você deve evitar distrações durante o horário de estudo (celular e redes sociais), estudo em local apropriado (quando possível), e demais atividades que interrompem o estudo.
Faça pausas curtas e evite longos períodos ininterruptos de estudo: o seu cérebro precisa descansar. Uma boa tática é aplicar a técnica pomodoro ao seu cronograma e garantir descansos e intervalos eficientes.
- Aplicando Pomodoro na prática: assista aqui.
Portanto, não se sobrecarregue demais: tudo que é feito e realizado em excesso, pode te atrapalhar. Assim, certifique-se de estudar o necessário, mas também tenha espaços de descanso e intervalos justos.
3. Conheça a banca e a prova
Uma das formas mais eficientes de aprender é colocando seu conhecimento em prática. Portanto, resolva testes e simulações de edições anteriores de tempos em tempos. Uma dica é realizar uma prova anterior a cada final de semana.
Assim, se achar muito, faça um simulado a cada 15 dias. Isso lhe dá uma melhor visão geral dos tópicos de exame mais difíceis e melhor gerenciamento de tempo para suas respostas.
Dessa forma, você pode não apenas avaliar seu nível de conhecimento, mas também como os problemas são apresentados, como o conhecimento é acumulado e qual lógica é usada para construir afirmações verdadeiras e falsas.
Portanto, não vá para o grande dia apenas conhecendo da prova e de seu conteúdo; domine a banca, sua forma de cobrança e use suas dificuldades a seu favor. Bons estudos!