Ao programar seu cronograma de estudos pra o Exame da Ordem, algumas perguntas devem ser feitas. Assim, a primeiras delas, compartilhada por todos os estudantes é o que estudar para OAB 2024. Portanto, para responder essa pergunta, veja abaixo o que estudar para OAB 2024 e seja aprovado em 2024.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Por que fazer o Exame da Ordem?
O Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, ou o simples Exame da OAB, é uma prova realizada por graduados e graduandos em direito para verificar sua aptidão para o exercício da advocacia.
A exigência da aprovação no exame da Ordem já foi questionada várias vezes e tem sido consistentemente confirmada. Portanto, não é permitido atuar como advogado sem a devida aprovação.
Embora a Constituição Federal proteja a livre iniciativa, isso não dispensa algumas condições, inclusive a anuência prévia das entidades de classe, a habilitação prévia para conferir o título profissional.
Assim, haverá livre iniciativa mas, a burocracia ou a prova é a porta de entrada para os alunos que desejam advogar. Portanto, é possível advogar em quaisquer áreas do direito, constituir escritório e etc, desde que aprovado e inscrito.
Algumas pessoas já possuem ocupações que as impedem de praticar atos próprios dos advogados. Assim, confira abaixo as profissões que impedem a advocacia, mesmo com aprovação no Exame da OAB 2024:
- Policiais;
- Juízes;
- Promotores de justiça;
- Analistas, Assessores e outros profissionais que atuam direto no fórum.
Ao analisar as profissões acima, é possível notar que o impedimento acontece pois esses profissionais já atuam no cenário do Judiciário e, assim sendo, poderá ocorrer atuação no mesmo casos, dando causa ao impedimento.
Acesse também: Simulado OAB 2024!
Mas passar no exame é uma vantagem da qual um diplomado em direito não deve abrir mão, mesmo que você não pense imediatamente na faculdade de direito.
Para aqueles que planejam trabalhar na área, há motivos de sobra para fazer o exame. Assim, após ter certeza de que o exame é para você e que você pretende advogar, prepare o seu cronograma de estudos.
Apostilas OAB 2024
Assuntos e Questões (Download PDF Grátis)O que estudar para OAB 2024
Conforme se observa pelos cronogramas da FGV, a banca mantém uma linha de cobranças e questões em quase todas as provas. Assim, o conteúdo curricular mínimo dos cursos de Direito prescritos pelo MEC sempre será contemplado.
Desta forma, confira abaixo a lista dos tópicos mais cobrados:
- Direito Administrativo;
- Direito Civil e Direito Processual Civil;
- Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito Internacional;
- Direito Penal e Direito Processual Penal;
- Direito Trabalhista e Direito Processual Trabalhista;
- Direito Comercial;
- CDC;
- Direito Tributário e Direito Financeiro;
- ECA – Direitos da Criança e do Adolescente;
- Filosofia Jurídica;
- Código de Ética da OAB e Estatuto da OAB;
- Direito eleitoral;
- Direito Previdenciário.
Assim, o primeiro passo é colocar em seu cronograma as matérias mencionadas acima. No entanto, além de conhecer quais são as matérias cobradas, faz bem analisar quais delas são cobradas com maior frequência e número.
Portanto, não caia saia correndo para estudar todo o conteúdo. Verifique as provas antigas e analise as questões que são cobradas em maior número e se organize para bater os 55% da prova para aprovação na primeira fase.
O que mais cai nas provas da FGV
A prova da FGV é dividido em duas fases, sendo a primeira fase da OAB objetiva. Contém 80 questões de múltipla escolha, para que você não precise dar aula de primeira, basta selecionar uma das opções.
A segunda etapa é um teste discursivo e requer até redação profissional. A avaliação é feita em ordem. Isso significa que você deve passar na nota mínima da primeira etapa para poder executar a segunda etapa.
Os preparativos para tais fases varia muito, e pesquisas específicas são recomendadas para cada um. Isso significa que o foco principal é a pesquisa de questões objetivas até a aprovação na Fase 1.
Para tal, incentivamos que você acesse o Portal Exame de Ordem e confira o ranking das questões mais cobradas no Exame de Ordem. Assim, acesse o link e introduza os dados no seu cronograma de estudos.
Os provas são gerais, mas subdivididos com base nas disciplinas obrigatórias. 40 é o número de perguntas para garantir a aprovação e passar desta fase e avançar para a próxima fase.
No final da prova e da segunda fase, você terá que preencher um modelo/peça processual. O modelo é entregue ao examinador, e será corrigido a partir do modelo processual elaborado pela banca.
Assim, esse é o passo a passo para garantir um cronograma elaborado de acordo com a prova da Ordem. Portanto, inicie seus estudos hoje mesmo e comemore sua aprovação no Exame da Ordem 2024.