A prova da OAB é a última etapa que o estudante deve cumprir para iniciar sua carreira no Direito e na advocacia. Dentro dessas etapas, a prova da Ordem se destaca por seu número de desafios e prova complexa. No entanto, você sabe qual a questão mais difícil da OAB? Confira abaixo e se divirta fazendo.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Questão mais difícil da OAB
Para surpresa de uns e não espanto de outros, não é possível delimitar qual a questão mais difícil da OAB. Mas você sabe porque? Muito simples: cada estudante possui um grau de dificuldade maior em determinadas áreas.
Por exemplo, estudantes que tem maior apresso pelo Direito Civil, poderão apresentar mais dificuldades na hora de realizar o exame e responder as questões de Direito Penal e Processo Penal.
De igual modo, nota-se nos estudantes tributaristas que realizam tal área da prova com mais facilidade, enquanto os estudantes que possuem maior familiaridade com o Direito Constitucional, se destacam na área.
Assim, não há delimitação de uma questão mais difícil, e sim de acordo com as dificuldades apresentadas por cada estudante. Portanto, uma área específica da prova pode se apresentar mais difícil para um estudante do que para outros.
No entanto, ao analisarmos o exame da Ordem, é possível notar que determinadas áreas serão mais complexas em razão de alguns tópicos, os quais analisaremos a seguir:
- Número elevado de Questões: cerca de 50% da prova (40 questões, aproximadamente), é composta por questões de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direto Civil, Direito Penal e Processo Penal. Ou seja, garantir a aprovação na segunda fase do exame, é interessante que o estudante dedique seu tempo na resolução de tais questões. No entanto, para quem possui dificuldade em uma ou mais áreas, o estudo pode ser mais penoso.
O edital é a parte mais difícil da OAB?
O grande número de disciplinas cursadas na graduação de Direito apresenta uma dificuldade significativa na primeira etapa do Exame de Ordem. Os candidatos que não entendem isso nem sabem como habilitar a programação inteligente.
Isso significa que a rejeição pode vir da falta de organização do estudante. Assim, o primeiro passo para garantir a aprovação é dominar o próprio edital, antes mesmo de realizar a prova ou a inscrição no site da FGV.
Atualmente, 17 disciplinas são cobradas no exame. Pode haver mais matérias devido a possíveis mudanças nos currículos das faculdades de direito, que é o que se espera para os próximos exames e os próximos anos.
Claro, ninguém tem tempo para revisar todo o edital. Então esqueça os 17 tópicos. Concentre-se nos tópicos mais movimentados e relevantes. A ética foi o tema mais questionado, porém seu conteúdo em edital era menor do que as demais.
Assim, o próprio edital poderá ser um empecilho ao estudante. Logo, a dica é tornar o edital seu melhor amigo e garantir sua aprovação no Exame, ainda em 2024. Desta forma, leia todo o conteúdo do documento.
Em seguida, organize seu cronograma de estudos de acordo com as matérias mais cobradas no exame e de maior incidência. Assim, você chegará no grande dia dominando não somente o estilo de prova da FGV, mas o conteúdo também.