Você sabe como realizar a consulta de sua inscrição na OAB AP 2024? Os novos advogados costumam apresentar algumas dúvidas quanto ao procedimento de inscrição, anuidade de questões sobre o exame de ordem. Portanto, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre OAB AP 2024.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
OAB AP: Como funciona?
O Exame de Ordem é regulamentado de acordo com as disposições da Portaria n.º 144/2011, que define que o exame deverá ser realizado por graduandos e bacharéis em Direito para posterior atuação como advogados.
Assim, antes de saber exatamente como se divide a prova, é necessário compreender que a prova é pré-requisito de atuação, ou seja, sem a devida inscrição e sem a carteirinha da Ordem, o bacharel fica impedido de advogar.
Desta feita, após compreender não somente a importância da prova mas sua validade para posterior atuação enquanto advogado, partiremos para sua efetiva divisão.
Atualmente, a prova é aplicada 3 vezes ao ano. Portanto, fique sempre atento ao calendário da OAB para não perder nenhuma oportunidade. Anualmente, a FGV disponibiliza o calendário a OAB AP que poderá ser consultado através do link.
A partir disto, sabe-se que bacharéis em Direito (estudantes já formados, com diploma ou certificado de conclusão de curso) prestarão a prova, tal como estudantes do 9º e 10º período da graduação.
Desde 2010, a banca responsável pela realização do Exame de Ordem 2024 é a FGV – Fundação Getúlio Vargas, que organiza a prova, o gabarito e a forma de cobrança das questões em prova.
Assim, conforme disposição da banca, a prova de Ordem está dividida em duas etapas:
- Primeira Fase: avaliação objetiva, disposta entre 80 questões, nas quais o candidato deverá acertar 55%, ou seja, 40 questões para ser aprovado para realizar a segunda fase do exame;
- Segunda Fase: avaliação subjetiva, disposta em 5 questões, nas quais o candidato deverá acertar 60% da prova, e obter avaliação igual ou maior que 6 pontos.
Saiu a aprovação, e agora?
Após sua aprovação, é hora de pensar na inscrição: uma vez aprovado o candidato poderá realizar sua inscrição me momento oportuno, ou seja, quando graduado ou quando desejar iniciar suas atividades enquanto advogado.
Portanto, é necessário compreender alguns passos e dúvidas que deverão ser respondidos abaixo e que você deverá saber antes mesmo de realizar sua inscrição junto à seccional de atuação:
- O que é necessário pagar? Anualmente, os advogados deverão pagar a chamada anuidade, um valor anual respectivo à inscrição do advogado na seccional.
- Formas de Pagamento: O advogado poderá optar pela forma de pagamento que melhor se satisfazer: PIX, parcelamento em até 12x e até boletos.
- Serviços e Benefícios: Uma vez cadastrado, os advogados poderão usufruir de inúmeros benefícios enquanto advogados cadastrados. Para tal, consulte o link e descubra a lista de benefícios disponíveis para os advogados que pretender atuar no Amapá.
- A inscrição deve ser feita após a aprovação? Não! Os candidatos poderão realizar sua inscrição na seccional após sua aprovação quando for necessário para iniciar suas atividades.
O que estudar para OAB 2024?
Conteúdos, provas anteriores e apostilasOAB AP: Valores e Anuidade
A anuidade da OAB é um valor pago anualmente por todos os advogados com registro válido durante aquele período. Lembre-se que, para exercer a advocacia, o candidato requerente precisa da aprovação no exame da ordem e reconhecido.
Só com inscrição ativa e regular pode exercer a sua profissão. Além dos advogados, os estagiários jurídicos também precisam contribuir para que haja atuação como tal.
A Ordem dos Advogados também deve contribuir com a OAB Nacional. Os advogados em parceria em seu escritório devem contribuir pessoal e socialmente.
Atualmente, os valores da OAB AP 2024, ou seja, valores pagos à título de anuidade estão avaliados em R$ 889,00, que admite formar diversas de pagamento, conforme interesse do advogado.