Existem vários locais onde um advogado recém formado pode trabalhar, independente da área que o mesmo tenha optado por atuar ou ainda, para realizar o Exame da Ordem na segunda fase. Além de salário de advogado recém formado, há uma forma de conseguir o primeiro empregado que você não sabe.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Onde um advogado recém formado pode trabalhar?
Portanto, de acordo com o disposto da legislação trabalhista, o advogado recém formado pode se candidatar para atuar em empresas que contratam advogados através da assinatura na carteira de trabalho.
Com critério de contratação, para atuar como advogado, mesmo que contratado via CLT, é necessário inscrição na OAB e o registro precisar estar regularizado para efetivar sua contratação.
Dependendo da cultura organizacional e do modelo de negócio em que você trabalha, é possível atuar no mercado de empreendedorismo, ainda que não seja proprietário da empresa.
Neste caso, trata-se de se posicionar como um verdadeiro empreendedor, gerando inovação, benefícios e oportunidades de crescimento para você e sua empresa, caso queira atuar como MEI ou outras modalidades.
Prova da OAB 2024:
Calendário, Inscrições e Edital FGV.Se você quer se tornar dono do seu próprio negócio, os profissionais da área devem ficar atentos a alguns pontos bem específicos. E o primeiro passo para isso é saber como abrir um CNPJ para advogados.
Salário de Advogado Recém Formado
Esses valores, portanto, sofrerão alterações de acordo com o contrato de trabalho ou demais benefícios previstos de acordo com o cargo. Além disso, os advogados que optarem por concurso público terão média salarial mais alta.
Logo, os advogados concursados iniciam sua carreira com salários médios de R$ 5.000,00, para atuação em jornada de trabalho de 36 horas semanais, aproximadamente.
Qual a forma mais fácil de começar a advogar?
Considerando tanto a evolução da carreira quanto a renda mensal, o que é mais lucrativo para um advogado no início da carreira: a atuação como contratado via CLT, PJ ou MEI?
No primeiro caso, caso opte por iniciar na advocacia através de contratação via CLT, o advogado receberá um valor fixo mensal. A menos que haja estipulação de comissão, o salário será limitado ao valor acordado em contrato de trabalho.
No entanto, ele tem garantidos todos os direitos trabalhistas, como férias, FGTS e 13º salário. Os advogados autônomos não têm esses direitos, mas podem ter uma base de clientes mais ampla.
Em questões trabalhistas, o próprio profissional pode recolher o valor do INSS e tem direito a pensão e outros benefícios. No entanto, os impostos pagos como advogado independente costumam ser maiores do que aqueles que possuem CNPJ próprio.
Além disso, atuar como pessoa jurídica, por sua vez, traz mais credibilidade ao seu trabalho, como a conquista de mais clientes, inclusive de outras empresas, e obter melhor faturamento.