Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2024 devem fazer parte da lista de tópicos que todo advogados trabalhista deve dominar. Assim, entenda que a vida prática exige do profissional conhecimento tanto na parte legal, quanto na parte processual. Confira mais sobre o mercado de trabalho deste ramo logo abaixo.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Como é trabalhar com Direito do Trabalho?
O direito do trabalho e processo do trabalho 2024 tratam da relação entre empregadores e empregados, promovendo a harmonia entre os representantes por meio das disposições da legislação brasileira.
Diferentemente de alguns países, o Brasil possui um código próprio, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em vigor desde 1943, com a finalidade de regulamentar o procedimento trabalhistas, bem como os direitos e deveres.
Assim, embora a CLT tenha sido elaborada há muitos anos, ela já passou por diversas alterações que visam adequar as relações de trabalho ao contexto econômico.
As últimas grandes mudanças no ramo ocorreram através da reforma trabalhista de 2017, que levou à ocorrência de diversas alterações na regulamentação de novas regras.
Todas estas mudanças e reformas nas relações laborais afetam naturalmente também o trabalho dos advogados do Brasil, que passam a dominar não somente a área legislativa, como também a procedimental.
Os especialistas que atuam na área do direito do trabalho atuam perante as partes envolvidas no processo, ou seja, as relações de trabalho entre empregados e empregadores.
Assim, uma das tarefas mais importantes dos advogados é a ativação dos instrumentos jurídicos que norteiam as relações entre as partes, e isso só poderá ser feito e realizado através do procedimento próprio do Direito Trabalhista.
Em geral, os advogados trabalhistas atuam diretamente em rescisão de contrato de trabalho, cobrança de horas extras, demissão, seguro-desemprego, questões de licenças ou férias, salários, FGTS, acidentes de trabalho, entre outros.
Mercado de trabalho e possibilidades salariais
Para compreender mais profundamente esse cenário de mudanças e complementar os conhecimentos adquiridos durante a graduação, a especialização é essencial para os advogados que querem cobrar mais.
Assim, lembre-se que os valores de salários médios são muito variáveis e, com certeza, um dos principais fatores que garantem o aumento dos valores e honorários recebidos é a especialização.
Portanto, há várias modalidades de garantir salários mais altos:
- Especialização lato sensu: pós graduação;
- Especialização stricto sensu: mestrado e doutorado.
Portanto, cada uma delas garante ao advogado a possibilidade de cobrar mais caro, por ser especialista e dominar as legislações próprias da área. Dessa forma, esse é o primeiro passo para encontrar mais local no mercado de trabalho.
Desta forma, o mestrado na época é responsável por oferecer um panorama completo do cenário jurídico atual e reforça os conhecimentos adquiridos durante a graduação.
Atualmente, o advogado trabalhista recebe uma média salarial de R$ 5.500,00. Assim, as informações foram divulgadas pela Revista Glassdor. No entanto, ao longo do Brasil, há salários maiores que R$ 36.000,00.
Vale a pena ser advogado trabalhista?
Tornar-se um bom advogado na área do direito do trabalho e se destacar no mercado exige preparo e qualificação. Portanto, conforme se verificou acima, se preparar é uma boa saída.
Além disso, há possibilidades de atuação, sejam elas de forma autônoma ou através da contratação celetista:
- Trabalho Autônomo: o advogado abre o próprio escritório e atua em nome próprio, como pessoa física ou até mesmo pessoa jurídica.
- Trabalho Celetista: o advogado trabalha para o escritório de outra pessoa. Assim, recebe honorários e salários, mas não atua em nome próprio, e sim pelo escritório.
Desta forma, atuar na área é uma excelente saída. Sempre vale a pena investir em seu conhecimento e garantir maiores salários. Assim, o próprio passo é ser aprovado na OAB e iniciar sua prática. Bons estudos!