Existem várias áreas do direito que garantem um faturamento altíssimo aos advogados e profissionais do direito, tal como a atuação como advogado ambientalista 2024. Assim, saiba que é possível faturar muito, atuando em um dos ramos com mais atividade em todo o país. Confira mais abaixo.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Advogado ambientalistal
Não há atividade humana sem falar em meio ambiente. Isso porque, antes do homem, a biodiversidade já era desenvolvida e, à partir do homem, as atividades e interações entre homem e natureza passaram a acontecer.
Assim surge o direito ambiental: ramo do direito que regula a relação dos indivíduos, governos e empresas com o meio ambiente. A importância pela regulamentação é responsável por manter o desenvolvimento humano e natural.
Na prática, a legislação ambiental atua na relação da pessoa física e/ou jurídica com o meio ambiente, procurando sempre preservar sua diversidade e qualidade de vida dos homens, e da fauna e flora local.
Além disso, as normas e princípios jurídicos que cercam o assunto visam preservar o ambiente cultural, como o patrimônio cultural, e o ambiente de trabalho, como o nível de poluição do ar.
A partir deste cenário, um advogado ambiental ou ambientalista diretamente na preservação dos riscos ambientais, e no desenvolvimento das atividades empresariais que precisam de meio ambiente equilibrado para tal.
Com a disseminação e generalização das questões relacionadas à proteção ambiental, aumenta a pressão dos governos e da sociedade sobre as empresas. Assim, a atuação se inicia logo com a aprovação no Exame de Ordem.
Assim, criou-se a partir da Constituição da República Federativa de 1988 (CF/88) a chamada responsabilidade social: é papel dos advogados ambientais atuarem na preservação ambiental, no meio das atividades empresariais e naturais.
Portanto, levando em conta a cautela e o princípio do poluidor pagador (em que a empresa paga pelo que polui), esse profissional trabalha de forma que a organização agrida menos o ecossistema em que está inserida.
Mercado de trabalho para o advogado ambientalista 2024
Para atuar como advogado ambientalista, existem algumas modalidades presentes no mercado de trabalho. Assim, é possível atuar como advogado celetista, concursado ou empresário.
- Advogado Celetista: é contratado como funcionário de um escritório de advocacia e tem como base de atividade seus clientes, empresa ou instituição onde trabalha em benefício do empregador. Assim, o empregador reconhece seu trabalho e suas responsabilidades são menores do que no caso do trabalho independente. Neste caso, o profissional precisa estar inscrito na OAB.
Quanto ganha um advogado ambiental em 2024?
De acordo com a Revista Guia de Carreira, os salários dos advogados são muito variáveis, ou seja, seus ganhos mensais dependem tanto da experiência, quanto especialidade e, por fim, da localidade.
No entanto, a média salarial desta categoria é de R$ 4.500,00, a depender do local de trabalho, da experiência e da modalidade escolhida pelo profissional. Portanto, com o tempo, o salário sofrerá aumentos considerados.