Advogado Ambientalista 2024: O que Faz, Salários e Mercado de Trabalho

Existem várias áreas do direito que garantem um faturamento altíssimo aos advogados e profissionais do direito, tal como a atuação como advogado ambientalista 2024. Assim, saiba que é possível faturar muito, atuando em um dos ramos com mais atividade em todo o país. Confira mais abaixo.

Advogado ambientalista analisa processo em computador
Fonte: Reprodução/Freepik

Advogado ambientalistal

Não há atividade humana sem falar em meio ambiente. Isso porque, antes do homem, a biodiversidade já era desenvolvida e, à partir do homem, as atividades e interações entre homem e natureza passaram a acontecer.

Assim surge o direito ambiental: ramo do direito que regula a relação dos indivíduos, governos e empresas com o meio ambiente. A importância pela regulamentação é responsável por manter o desenvolvimento humano e natural.

Na prática, a legislação ambiental atua na relação da pessoa física e/ou jurídica com o meio ambiente, procurando sempre preservar sua diversidade e qualidade de vida dos homens, e da fauna e flora local.

Advogada ambientalista segura projetos e hélice sustentável
Fonte: Freepik

Além disso, as normas e princípios jurídicos que cercam o assunto visam preservar o ambiente cultural, como o patrimônio cultural, e o ambiente de trabalho, como o nível de poluição do ar.

mercado de trabalho

Essas são as 3 áreas do direito que pagam mais!

(Dicas de carreira)
Acessar!
Você permanecerá no site atual

A partir deste cenário, um advogado ambiental ou ambientalista diretamente na preservação dos riscos ambientais, e no desenvolvimento das atividades empresariais que precisam de meio ambiente equilibrado para tal.

Com a disseminação e generalização das questões relacionadas à proteção ambiental, aumenta a pressão dos governos e da sociedade sobre as empresas. Assim, a atuação se inicia logo com a aprovação no Exame de Ordem.

Advogados seguram lâmpada com folhas de árvores no formato de lâmpada
Fonte: Reprodução/Freepik

Assim, criou-se a partir da Constituição da República Federativa de 1988 (CF/88) a chamada responsabilidade social: é papel dos advogados ambientais atuarem na preservação ambiental, no meio das atividades empresariais e naturais.

Portanto, levando em conta a cautela e o princípio do poluidor pagador (em que a empresa paga pelo que polui), esse profissional trabalha de forma que a organização agrida menos o ecossistema em que está inserida.


Mercado de trabalho para o advogado ambientalista 2024

Para atuar como advogado ambientalista, existem algumas modalidades presentes no mercado de trabalho. Assim, é possível atuar como advogado celetista, concursado ou empresário.

  1. Advogado Celetista: é contratado como funcionário de um escritório de advocacia e tem como base de atividade seus clientes, empresa ou instituição onde trabalha em benefício do empregador. Assim, o empregador reconhece seu trabalho e suas responsabilidades são menores do que no caso do trabalho independente. Neste caso, o profissional precisa estar inscrito na OAB.
Advogada olha para horizonte com hélice de mesa e capacete de segurança
Fonte: Reprodução/Freepik
  • Advogado Pessoa Jurídica: tal modalidade se aplica a todos os profissionais que trabalham de forma independente, iniciam seu próprio negócio ou assumem uma empresa familiar. Portanto, seu grande desafio é conseguir clientes, sejam eles pessoas físicas, jurídicas, empresas ou ONGs.
  • Assessoramento de empresas e instituições: assessoria para instituições de promoção ambiental, entidades nacionais e internacionais, bancos e até governos estrangeiros financiam e implementam diversos projetos ambientais aqui no Brasil.
  • Assessoria aos órgãos representativos: o profissional do direito precisa gerenciar parceiros e supervisionar projetos legislativos que afetam atividades e projetos comunitários institucionalmente.

  • Quanto ganha um advogado ambiental em 2024?

    De acordo com a Revista Guia de Carreira, os salários dos advogados são muito variáveis, ou seja, seus ganhos mensais dependem tanto da experiência, quanto especialidade e, por fim, da localidade.

    No entanto, a média salarial desta categoria é de R$ 4.500,00, a depender do local de trabalho, da experiência e da modalidade escolhida pelo profissional. Portanto, com o tempo, o salário sofrerá aumentos considerados.

    O que você achou disso?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Rebeca Joás
    Rebeca é a principal redatora do nosso portal OAB 2024 do qual traz consigo notícias e artigos especiais afim de deixar nossos leitores sempre muito bem informados. Todos os anos, milhares de estudantes conseguem através da Rebeca diversas dicas para as provas OAB além de se manterem informados sobre as atualizações dos editais.