O mercado tem se modernizado cada vez mais, e a chamada especialização de mão de obra tem estado presente até no direito, como nota-se no Direito Civil 2024. Assim, os advogados precisam cada vez se especializar para atuar no mercado e ganhar confiança dos clientes, e salários maiores.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Como atuar com Direito Civil 2024?
Atuar com Direito Civil neste ano é, com certeza, uma das portas de entrada para quem quer garantir o trabalho enquanto advogado em um dos campos mais vastos de todo o direito.
Assim, caso você não saiba o motivo disso, tal fenômeno ocorre porque o Direito Civil é uma área que, de acordo com o próprio Código Civil, possui pelo menos 5 grandes áreas de aplicação.
Portanto, na prática, é possível encontrar as mais diversas modalidades de atuação. Desta forma, o primeiro passo é garantir sua aprovação no Exame de Ordem, em seguida, finalizar sua especialização e começar a trabalhar.
Mercado de trabalho para 2024
Há principais áreas de atuação e de aplicação do Direito Civil nas mais diversas áreas e ramos sociais. A partir daí, é hora de se especializar e definir quais delas você tem mais afinidade:
- Direito Empresarial: um dos ramos mais afetados pelo direito civil com certeza é o direito empresarial, que permite que o advogado atue diretamente com litígios, contratos, assessoria e orientações relacionadas às rotinas empresariais;
- Direito de Família: todo advogado civilista, em algum momento de sua graduação já imaginou como seria atuar com direito de família. Assim, a área que engloba divórcios, casamentos, união estável e várias outras relações, também pode ser o campo de trabalho do especialista aprovado na OAB;
- Direito de Sucessões: por mais simples que pareça, elaborar um contrato de compra e venda nem sempre é a tarefa mais fácil. Portanto, para facilitar o processo, uma ótima maneira é garantindo que haja presença do advogado cível para garantir o acesso ao direito e cumprimento de deveres das partes envolvidas.
- Direito das Coisas: caso nenhuma das áreas mencionadas acima seja para você, o direito das coisas pode ser o seu local de atuação. Desta forma, o profissional do direito poderá se especializar na área e trabalhar unicamente com o direito das coisas.
Quanto ganha um advogado civilista?
Quando o assunto é salário e médias, os valores apresentam alterações significativas. Isso ocorre porque cada localidade, especialização e modalidade interfere no valor que o advogado receberá ao final do mês.
Portanto, caso você tenha chegado até essa altura do texto, pensando em atuar na área, é hora de conferir as principais áreas e modalidades de atuação, e quais serão os valores que cada uma delas irá receber:
- Modalidades: o advogado poderá abrir um escritório próprio ou ser via CLT por um escritório de terceiros, atuando como advogado contratado. Assim, considerando os dois casos, os valores poderão sofrer alterações de acordo com o contrato de trabalho e com o tempo de atuação do escritório próprio.
- Tempo de atuação: quanto maior for o tempo de atuação do profissional, maiores serão as médias salariais pelo nome de mercado do mesmo;
- Localidade: locais como os grandes centros apresentam médias maiores do que cidades de interior, vez que a demanda de trabalho é significativamente melhor.
Assim, um este profissional do direito pode atuar em diversas frentes. Segundo o site Vagas, o salário médio no Brasil para essa área jurídica é de R$ 3.500,00, considerando ainda os valores de interferência, mencionados acima.