Direito Constitucional 2024: Especialização e Mercado

Advogar com Direito Constitucional 2024, é uma realidade rentável? Não somente é, como as modificações do mercado para os profissionais do Direito demonstram a necessidade de várias áreas de um bom profissional do ramo. Portanto, saiba tudo sobre o mercado de trabalho, salários e especializações.

Advogado em escritório com terno e Constituição e estante de livros
Fonte: Reprodução/Freepik

Onde atuar com Direito Constitucional?

Os profissionais de direito público podem trabalhar nos setores público e privado em suas carreiras. No setor público, a carreira jurídica pode ser alcançada através de concurso público, por exemplo, como procurador, advogado de defesa e juiz.

Porém, ainda existe a possibilidade de carreira privada, como em cargos de comissão e atuação como advogado. Nesse caso, não há necessidade de aprovação em concurso público, e sim de um bom networking.

Existem oportunidades para atuar como assessor jurídico em ministérios e até nos próprios tribunais. Assim, caso você tenha se formado recentemente e não sabe por onde começar, confira algumas possibilidades abaixo:

Advogado com terno, celular, caneta, Constituição e agenda
Fonte: Reprodução/Freepik
  1. Ministério Público: Um promotor pode trabalhar nas áreas criminal e civil. Na área criminal, esse profissional atua no combate aos crimes e fiscaliza as punições aplicadas aos criminosos. Na esfera civil, representa a sociedade como representante dos interesses comunitários.
  2. Defensoria Pública: Um advogado de defesa é um advogado que foi aprovado em concurso público e qualificação. Assim, este profissional é pago pelo Estado para atuar na defesa de pessoas que não possuem condições financeiras para contratar um advogado particular. Desta forma, atua como advogado, mas na esfera pública. 
  3. Consultoria Legislativa: Para os profissionais em Direito Constitucional, existem inúmeras oportunidades no Congresso Nacional, nos poderes legislativos estaduais e municipais. Assim, no setor privado, há a oportunidade de atuar nos partidos políticos, por exemplo.
  4. Setor privado: O setor privado oferece boas oportunidades para profissionais que atuam na área constitucional. Um advogado moderno e competente pode se destacar na multidão.
Advogado de terno assina contrato com caneta preta
Fonte: Reprodução/Freepik

Desta forma, as oportunidades de atuação são diversas. Assim, as médias salariais no Brasil variam entre R$ 6.920,69, conforme levantamento realizado pela revista Salários.

oportunidades

Onde um advogado recém formado pode trabalhar?

Conferir!
Você permanecerá no site atual

Especialização em Direito Constitucional

Se os salários de advogados e as possibilidades de atuação te interessaram, saiba que é de extrema importância cursar uma especialização ou mestrado e doutorado para garantir salários mais altos.

Depois de definir sua trajetória profissional, seja ela qual for, uma forma de se destacar no mercado de trabalho é se especializar. Assim, tal especialização pode ocorria lato sensu ou stricto sensu, ou seja, pós-graduação ou mestrado.

Estátua da Justiça e martela da Justiça de bronze
Fonte: Reprodução/Freepik

Logo, participar de um curso de pós-graduação garante um currículo atualizado. O mestrado em direito constitucional é uma das disciplinas mais importantes, senão a mais importante para quem atua na área.

Atualmente, os cursos oferecem modalidades de estudos diversas, como presencial, semi-presencial, EaD. Ou seja, há possibilidades que se adequam ao quadro de trabalho do advogado constitucionalista.

Portanto, para lhe ajudar nesse processo, confira abaixo uma lista das especializações e cursos de mestrado disponíveis na área. Além disso, tenha em mente que atualmente no Brasil não existem modalidades de mestrado EaD.

  1. Especialização em Direito Constitucional: modalidade EaD.
  2. Especialização em Direito Constitucional: semi-presencial.
  3. Especialização em Direito Constitucional: presencial.
  4. Curso de mestrado em Direito Constitucional: somente presencial.

Assim, tenha em mente que as modalidades também variam e dependem da instituição. Logo, a maioria das especializações são pagas. No entanto, há universidades no Brasil que oferecem cursos de mestrado gratuitos.

Desta forma, o candidato deverá arcar somente com os custos de transporte, material e também com as taxas de inscrição no processo seletivo, o qual não é simples, mas os resultados gerados valem a pena. Bons estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Rebeca Joás
Rebeca é a principal redatora do nosso portal OAB 2024 do qual traz consigo notícias e artigos especiais afim de deixar nossos leitores sempre muito bem informados. Todos os anos, milhares de estudantes conseguem através da Rebeca diversas dicas para as provas OAB além de se manterem informados sobre as atualizações dos editais.