Advogar com Direito Constitucional 2024, é uma realidade rentável? Não somente é, como as modificações do mercado para os profissionais do Direito demonstram a necessidade de várias áreas de um bom profissional do ramo. Portanto, saiba tudo sobre o mercado de trabalho, salários e especializações.
Onde atuar com Direito Constitucional?
Os profissionais de direito público podem trabalhar nos setores público e privado em suas carreiras. No setor público, a carreira jurídica pode ser alcançada através de concurso público, por exemplo, como procurador, advogado de defesa e juiz.
Porém, ainda existe a possibilidade de carreira privada, como em cargos de comissão e atuação como advogado. Nesse caso, não há necessidade de aprovação em concurso público, e sim de um bom networking.
Existem oportunidades para atuar como assessor jurídico em ministérios e até nos próprios tribunais. Assim, caso você tenha se formado recentemente e não sabe por onde começar, confira algumas possibilidades abaixo:
- Ministério Público: Um promotor pode trabalhar nas áreas criminal e civil. Na área criminal, esse profissional atua no combate aos crimes e fiscaliza as punições aplicadas aos criminosos. Na esfera civil, representa a sociedade como representante dos interesses comunitários.
- Defensoria Pública: Um advogado de defesa é um advogado que foi aprovado em concurso público e qualificação. Assim, este profissional é pago pelo Estado para atuar na defesa de pessoas que não possuem condições financeiras para contratar um advogado particular. Desta forma, atua como advogado, mas na esfera pública.
- Consultoria Legislativa: Para os profissionais em Direito Constitucional, existem inúmeras oportunidades no Congresso Nacional, nos poderes legislativos estaduais e municipais. Assim, no setor privado, há a oportunidade de atuar nos partidos políticos, por exemplo.
- Setor privado: O setor privado oferece boas oportunidades para profissionais que atuam na área constitucional. Um advogado moderno e competente pode se destacar na multidão.
Desta forma, as oportunidades de atuação são diversas. Assim, as médias salariais no Brasil variam entre R$ 6.920,69, conforme levantamento realizado pela revista Salários.
Especialização em Direito Constitucional
Se os salários de advogados e as possibilidades de atuação te interessaram, saiba que é de extrema importância cursar uma especialização ou mestrado e doutorado para garantir salários mais altos.
Depois de definir sua trajetória profissional, seja ela qual for, uma forma de se destacar no mercado de trabalho é se especializar. Assim, tal especialização pode ocorria lato sensu ou stricto sensu, ou seja, pós-graduação ou mestrado.
Logo, participar de um curso de pós-graduação garante um currículo atualizado. O mestrado em direito constitucional é uma das disciplinas mais importantes, senão a mais importante para quem atua na área.
Atualmente, os cursos oferecem modalidades de estudos diversas, como presencial, semi-presencial, EaD. Ou seja, há possibilidades que se adequam ao quadro de trabalho do advogado constitucionalista.
Portanto, para lhe ajudar nesse processo, confira abaixo uma lista das especializações e cursos de mestrado disponíveis na área. Além disso, tenha em mente que atualmente no Brasil não existem modalidades de mestrado EaD.
- Especialização em Direito Constitucional: modalidade EaD.
- Especialização em Direito Constitucional: semi-presencial.
- Especialização em Direito Constitucional: presencial.
- Curso de mestrado em Direito Constitucional: somente presencial.
Assim, tenha em mente que as modalidades também variam e dependem da instituição. Logo, a maioria das especializações são pagas. No entanto, há universidades no Brasil que oferecem cursos de mestrado gratuitos.
Desta forma, o candidato deverá arcar somente com os custos de transporte, material e também com as taxas de inscrição no processo seletivo, o qual não é simples, mas os resultados gerados valem a pena. Bons estudos!