Ainda vale a pena atuar com Direito Previdenciário 2024? A área é conhecida por ser uma das áreas mais estáveis do direito. Isso porque o número de serviços, de brasileiros beneficiados e aposentados aumenta gradativamente. Assim, a área só cresce e pra quem quer atuar, o momento é esse.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Vale a pena ser advogado previdenciário 2024?
A mais importante das atribuições do advogado previdenciário é auxiliar, acompanhar e controlar todas as ações e procedimentos necessários para garantir os benefícios dos segurados do INSS.
Ou seja, o advogado previdenciário deverá aplicar o disposto nº § 621 do Guia Normativo do INSS:
“O INSS deve emitir a melhor indenização a que a seguradora tem direito, e o papel do servidor é orientar aqui”.
Para atingir os objetivos desejados de forma correta e justa para o funcionário, o advogado previdenciário desde o início do processo de pedido de aposentadoria, cuja finalidade é orientar e apresentar os meios mais favoráveis ao cliente.
Desta forma, o advogado previdenciário impede que o sistema previdenciário impressa a indenização ou a recuse. Portanto, além disso, esse especialista auxilia o funcionário a corrigir cálculos excessivos dos valores alocados.
Desta forma, como advogado de Segurança Social, os segurados que reivindicam os seus benefícios:
- Duração do tempo de manutenção;
- Planejamento e consultoria de benefícios previdenciários mais acessíveis;
- Mediação de benefícios previdenciários nos sistemas administrativo e judicial;
- Aposentadoria por tempo de serviço e/ou contribuições;
- Pensão especial;
- Aposentadoria por idade;
- Na pensão por invalidez;
Assim, saiba que as possibilites de atuação como advogado previdenciário não se limitam à atividade de escritório. Desta forma, saiba que é possível trabalhar tanto em escritório, quanto em empresas específicas.
Portanto, tenha sempre em mente que o mercado de trabalho é diverso. As possibilidades são enormes. Tal como a lista mencionada acima, a atuação deste profissional do direito não é limitada e as possibilidades são diversas.
Mercado de trabalho para do Direito Previdenciário
Um advogado da Previdência Social não precisa necessariamente possuir um escritório próprio ou estar sempre presente na participação de fóruns ou ações judiciais. Ou seja, o mercado é diverso e a atividade escritorial é variada.
Como todas as etapas do pedido de aposentadoria são mediante agendamento, os horários são muito mais flexíveis, permitindo que esse profissional se dedique a outras atividades, como cursos de aperfeiçoamento em sua área.
Um escritório de advocacia da Previdência Social não precisa ser sofisticado e super caro, pois a maioria dos segurados que procuram esse serviço são locais, e um escritório sofisticado pode alienar esse cliente potencial.
Dessa forma, tanto a estrutura do escritório quanto ser advogado contratado celetista, ou não, são possibilidades para os bacharéis em direito que pretendem atuar na área.
Mas isso não significa que seu ambiente de trabalho deva ser desleixado, mal organizado, simplesmente não exige o luxo de advogados de outros segmentos profissionais, para garantir salários mais altos.
Onde estudar? Especialização ou mestrado?
Inicialmente, entenda que há uma grande diferença entre as duas modalidades. O mestrado, conhecido como pós-graduação stricto sensu, possui um prazo maior de formação e, por conta disso, costuma ser mais caro.
Além disso, os prazos de finalização de uma especialização é bem menor. Logo, são mais baratos e garantem ao estudante o grau de pós-graduação lato senso. Portanto, analise bem qual das duas informações você deseja.