Finalizou o seu processo de aprovação na OAB BA 2024? Parabéns! Agora é hora de dar os próximos passos e iniciar sua atividade na advocacia em um dos estados brasileiros mais rico em cultura e diversidade. Portanto, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre a OAB BA 2024.
Como é advogar na Bahia?
Se é verdade que a advocacia não é profissão para covardes, na Bahia, é, sobretudo, uma profissão para fortes e corajosos – disse Luiz Viana Queiroz, em 2015, ao Jus Brasil.
No entanto, será que os desafios de advogar na Bahia permanecer? Muito pelo contrário. O cenário está cada vez mais propício ao crescimento de advogados. Além da crescente procura por advogados, a região é propícia ao crescimento.
Todos os advogados devem aplicar princípios como a moral e a ética diante das dificuldades do sistema judiciário. Assim, sabe-se que todos os advogados enfrentam dificuldades em face de um Judiciário vultuoso.
Portanto, tais problemáticas não são diferentes na OAB BA: o advogado é o principal responsável à demonstração do senso de justiça, certo e errado e, acima de tudo, pela luta da valorização pelo serviço honesto prestado.
Desta forma, antes de realizar sua inscrição na OAB, saiba que alguns cenários serão enfrentados:
- Judiciário Vultuoso;
- Desinformação e Injustiças;
- Enganos, Demoras e Desvalorização.
No entanto, faz parte da profissão se debruçar sobre as injustiças sociais e garantir que sua profissão se torne mais célere, valorizada e que a justiça se torne um caminho ao qual todos os brasileiros traçam.
Desta feita, destaca-se a importância do privilégio da defesa. É justamente por ele que é permitido aos homens e mulheres livres dizer, afirmar e fazer coisas que os outros não querem, não podem fazer ou não sabem como fazer.
Tabela de Honorários OAB 2024
Tabela de Honorários OAB 2024Tributação e Anuidade OAB BA
Após decidir dar início à sua atividade advocacia, o primeiro passo é garantir a efetiva aprovação no exame de ordem. Assim, somente após sua aprovação é que a inscrição poderá ser realizada.
- Passo 1: Aprovação no Exame de Ordem – atualmente, quem realiza a prova da OAB BA é a FGV, assim como ocorre em todos os demais estados do país. A prova está divida em duas fases, sendo a primeira uma fase objetiva, com 80 questões de múltipla escolha, na qual o candidato deverá acertar 55% da prova, ou seja, 40 questões. Portanto, uma vez aprovado, estará apto à segunda fase, composta por 5 questões abertas, avaliada em 10 pontos, nas quais o candidato deverá atingir média 6 na prova.
Portanto, fique atento aos pequenos detalhes: as formas de pagamento dos valores de anuidade poderão sofrer alterações de acordo com o estado ao qual o advogado pretenda se filiar.
Existem advogados que atuam em mais de um estado e, desta forma, precisam estar inscritos na seccional de cada um desses estados para garantir a efetiva atuação, sem problemas com a Ordem dos Advogados.