Caro estudante de direito, pensando em atuar como Advogado Trabalhista 2024? A área trabalhista é uma das subáreas do direito que está em constante ascensão, dado seu número processual e situações do cotidiano. Portanto, para conferir os salários e formação, confira aqui sobre Advogado Trabalhista 2024.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Advogado Trabalhista 2024
É difícil para todos entrarem no mercado de trabalho. Dentro da advocacia, as dificuldades não são diferentes. No entanto, o que muda a situação é a área de atuação que o advogado escolhe para seguir carreira.
Assim, diante de um mercado de mais de um milhão de profissionais, o início da carreira pode ser desafiador. Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), somente em 2019, estimava-se 1 milhão de advogados vinculados à instituição.
Desta forma, algumas dicas devem ser consideradas logo no início da carreira:
- O começo não é fácil, mas é nele que você constrói uma carreira longa e duradoura.
- O número de advogados nunca pode lhe assustar. Sempre há espaço no mercado de trabalho para quem trabalha de forma honesta, justa e eficiente.
Para isso, é importante analisar não apenas gostos e objetivos pessoais do profissional, mas também tendências, exigências e, claro, a renda dos advogados de cada área.
Diante destas questões, a área trabalhista destaca-se como uma das mais promissoras: bons salários e litígios surgindo de forma corriqueira, fazem parte da escolha da área de muitos advogados.
Assim, isso pode ser um fator importante dependendo dos objetivos individuais do profissional que deseja ingressar, reingressar ou atualizar-se no mercado jurídico, e trabalhar como advogado trabalhista.
Quando um campo prospera, profissionais qualificados são mais valiosos. No entanto, para entender as tendências do mercado jurídico, é preciso primeiro entender o contexto social.
Afinal, as instituições legais regulam as relações sociais. Portanto, devemos nos perguntar: o que está acontecendo na sociedade? Há um real motivo para o aumento das tendências judiciais e mudanças legislativas?
Sociedade e Formação do Advogado
Do ponto de vista legal, é difícil generalizar. Afinal, como mencionado acima, os valores podem variar muito entre campos e profissões. Não apenas os honorários advocatícios diferem nas tabelas da OAB, mas também de determinado campo.
Portanto, se houver um alto volume de buscas por uma área, por um lado, essa área provavelmente será valorizada economicamente. Assim, uma boa dia para garantir a boa atuação e altos salários, é se especializar.
Além do bacharelado de Direito, existem inúmeras faculdades com especializações disponíveis no mercado que garantem uma excelente formação do Advogado trabalhista, além de contato com a área de forma ampla.
De fato, a lei está cada vez mais acompanhando o ritmo da tecnologia. No mesmo barco, outras relações derivadas dessa relação nem sempre estão sujeitas às regras existentes.
Portanto, as chamadas leis trabalhistas também precisaram e precisam ser atualizadas. Assim, para garantir uma atuação de excelência, procure investir em conhecimento pós-faculdade (lato sensu e stricto sensu).
Salários dos advogados trabalhista
Desde 2017, o campo do direito do trabalho tem mostrado uma tendência ascendente. Essa tendência caminha junto com a reforma trabalhista (2018). Assim, os profissionais da área tiveram que se adaptar às mudanças legais.
No entanto, mais mudanças são necessárias. Da mesma forma, em 2019, com a extinção do Ministério do Trabalho, os advogados tiveram que se apressar novamente para entender como deveriam ser reguladas as relações trabalhistas.
De acordo com a Revista Exame, é possível traçar uma média de como caminham os salários dos advogados em 2023. Para conferir, analise as tabelas abaixo, quais sejam:
Assim, lembre-se de que se trata de uma média. Além disso, não há teto máximo para os salários. Dessa forma, é possível atingir salários magníficos, aquém da média, com uma boa atuação, experiência, atualização e especialização.