Dentro do sistema jurídico, existem áreas do direito que pagam mais do que outras, se compararmos alguns fatores econômicos e geográficos. Portanto, se você pretende iniciar sua carreira na advocacia, está na hora de analisar quais são as áreas jurídicas que possuem os maiores salários e benefícios.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Advogar no Brasil vale a pena: veja áreas do direito que pagam mais
Não existe acesso à Justiça sem a presença de um advogado. A profissão, que apresenta um número cada vez mais elevado de profissionais no Brasil, apresenta um papel super importante quando o assunto é Justiça e Direito.
É certo que existem vários outros cargos que fazem parte desse processo de acesso à Justiça, como os promotores de justiça, juízes, defensores, assessores e vários outros profissionais que garantem que os Tribunais de Justiça andem.
Todos os interesses, sejam eles públicos ou privados, só são atingidos porque existe a presença de profissionais empenhados em procurar pela Justiça. A partir daí, entende-se a importância do advogado no Brasil.
É também por isso que a gestão destas atividades cria alguns dos salários mais competitivos e atrativos de todos o país. No entanto, existem algumas áreas que se destacam pelos altos salários, em detrimento de outras áreas.
Direito Imobiliário
Esta é uma área de alta demanda que cresce à medida em que a economia se recupera e avança. Isso ocorre porque o poder de compra a partir da moeda aumenta, e as compras de imóveis também.
Um advogado imobiliário inicia sua carreira com a aprovação na OAB, e irá tratar de operações relacionadas de compra, venda, aluguel e transferência de bens, atendendo empresas e particulares, pois o leque de opções é muito variado.
Assim, os advogados que optam por atuar no setor imobiliário chegam a fatorar R$ 20 mil mensais, quando adquirem experiência e nome no mercado. As altas remunerações desse ramo chama a atenção de vários advogados.
Os salários sofrem alterações de acordo com as mudanças no comportamento social e do consumidor. Embora algumas outras áreas do Direito cresçam, como os direitos digitais, ainda não são os mais bem pagos quanto este advogado.
Quem não tem OAB pode prestar concurso?
Direito Tributário
Com certeza, atuar com Direito Tributário é uma áreas que mais garante altos salários aos advogados. Isso porque a área é muito extensa e o leque de atuação é diverso, além das ações possuírem altos valores elevados.
Afinal, o especialista orienta as empresas sobre o correto pagamento dos tributos, evitando multas e outras sanções caso não tenham passado pela repartição fiscal, ou não tenham efetuado os pagamentos de forma correta.
Além disso, um especialista em direito tributário ajuda a empresa a encontrar brechas na legislação para pagar menos impostos, mas de forma correta. Com um bom planejamento tributário, as organizações podem maximizar seus lucros.
O salário de um advogado tributarista é passível de algumas variações, mas pode ultrapassar os 20 mil reais mensais, a depender do escritório e do número de processos que o advogado atua.
Direito Empresarial
Um advogado empresarial tem um campo de trabalho muito amplo e muito lucrativo. Isso porque a área abrange tanto rotinas empresariais e também atividades cotidianas das pessoas físicas.
Portanto, um advogado especializado em direito comercial é muito procurado nas organizações. Ele trata de todas as questões que surgem no dia-a-dia da sua empresa, gere a burocracia e aconselha a gestão.
Mesmo nesse caso, um profissional experiente pode ganhar mais de 20 mil reais por mês. A dica, para garantir bons salários é garantir uma boa especialização, que lhe dará o direito de cobrar mais alto.