As atuações dentro da advocacia e para o advogado cível 2024 alteram-se de acordo com os anos, e também com as modificações legislativas. Desta forma, o papel do profissional do Direito exige muita atualização e, principalmente, conhecimento de mercado. Veja o que faz essa área da advocacia abaixo.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
O que faz um advogado cível 2024?
O Direito Brasileiro é dividido em muitas áreas, o que permite que os advogados atuem em diversos seguimentos. Assim, essa divisão ocorre de acordo com as normas, sendo elas públicas ou de direito privado.
Desta forma, o bacharel em Direito terá um leque infinito de possibilidades de atuação, não se limitando somente a uma área. Assim, dentre as mais diversas existentes, o Direito Civil é uma das que mais se destaca entre os estudantes.
Isso ocorre porque, na prática, o advogado cível é responsável pela busca do equilíbrio na relação entre pessoas e empresas, levando em consideração direitos e obrigações. Mas o trabalho não para ai: as opções para advogar são enormes.
As atividades e atividades deste profissional são regidas pelo Código Civil publicado em 2002. Assim, na parte especial do código, há 6 subáreas dentro do ramo Direito Civil, que cria especialistas diversos, todos os anos:
- Direito de Sucessões
- Direito de Família
- Direito das Coisas
- Direito das Obrigações
- Direito Contratual
- Direito de Empresas
Ou seja, atuar como advogado da vara cível é um campo divertido, cheio de casos práticos enigmáticos, que exigirá do futuro advogado muita experiência e especialização.
Atuar diretamente com litígios, na resolução de conflitos privados, e na luta pela garantia do cumprimento de todas as obrigações, de ambas as partes: dentre outras, estas são as principais atividades do advogado civil.
Assim, não só parece interessante, como é super ativo. Portanto, para quem imagina que os advogados deste ramo do Direito só ficam em escritório, realizando a leitura da legislação, estão muito enganados.
Há muita atuação quando o assunto são os advogados de vara cíveis. Além disso, a prática e a experiência aumentam os salários dessa classe de advogados de forma bem significativa.
Quanto ganha um advogado civilista?
Existem muitos fatores que influenciam diretamente na recepção de salário e no salário base de um advogado. Portanto, apesar das médias nacionais, lembre-se sempre que o seu caso é diferente, e os valores não são exatos.
Portanto, após a aprovação na OAB, o advogado que definir o Direito Civil como área de atuação, poderá receber salários que variam de R$ 3.200,00 até R$ 3.500,00. Esses dados, assim, informam bases salariais de início de carreira.
Ou seja, após longos anos de experiência, é possível que tais valores alterem-se de acordo com sua especialidade, localidade e demais fatores. Assim, para lhe ajudar a se situar, confira a lista de fatores referentes abaixo:
- Localidade
- Grau de Especialização
- Atuação nos casos concretos
- Escritório Próprio ou Escritório afiliado
- Sub área do Direito Civil de atuação.
Desta forma, lembre-se que as alterações são muitas. Ainda assim, todos os advogados que atuam nesta área, indicam aos iniciantes que a perspectiva de crescimento no futuro é enorme.
➜ Seja esperto e acesse as Apostilas OAB 2024: Assuntos e Questões (Download PDF Grátis)
Onde um advogado civilista pode atuar?
Quando falamos em direito privado, entendemos que o direito civil é o seu principal ramo e, dentre dele, existem outras áreas que permitem que o mesmo se especialize e, consequentemente, atue.
Portanto, se um profissional decidir seguir esse caminho, ele tem muitas oportunidades de trabalhar: de forma independente, em escritórios ou até mesmo em empresas.
Além do setor privado, o advogado cível pode optar pela carreira pública. Por exemplo, a defensoria tem atividades no setor civil, assim como escritórios de advocacia e outros órgãos.