O resultado definitivo OAB 39 está divulgado. Portanto, é hora de conferir o gabarito e verificar se você foi aprovado ou não para a segunda fase, que ocorrerá em janeiro de 2024. Assim, confira abaixo o gabarito e veja se a banca acatou às propostas de anulação das questões.
Onde consultar o resultado definitivo OAB 39
A primeira etapa da prova da OAB já foi realizada. Assim, encerram-se as provas do Exame da Ordem em 2023 e a segunda fase está agendada para janeiro de 2024.
Desta forma, com o gabarito oficial classifica os candidatos para a segunda etapa e última da avaliação da Ordem. Portanto, conferindo o gabarito e as questões anuladas da prova, é possível saber se foi aprovado ou não.
- Gabarito Preliminar: publicado em 07 de dezembro no site da OAB;
- Gabarito Definitivo: publicado em 20 de dezembro (pelo link);
- Questões anuladas: nesta última prova, 2 questões foram anuladas – 49 e 63 (e as correspondentes em cada caderno de prova);
- Número de acertos: para aprovação à segunda fase, o candidato deverá acertar 40 questões (no mínimo).
Assim, o resultado dos candidatos aprovados é divulgado após o julgamento dos recursos interpolados pelos estudantes. Desta forma, com o resultado definitivo OAB 39, a próxima etapa é a prova discursiva.
Além do site da OAB, é possível conferir o gabarito direto no site da banca organizadora, a FGV. Portanto, confira as provas antigas da etapa discursiva e elabore um cronograma de estudos considerando as peças cobradas na prova.
A 2ª etapa está agendada para 21 de janeiro de 2024, conforme edital. Logo, os candidatos aprovados receberão o resultado definitivo OAB 39 em 29 de fevereiro. Em seguida, basta realizar sua inscrição e dar start na carreira.
Como funciona a prova da OAB?
O resultado definitivo OAB 39 está publicado! No entanto, caso pretenda realizar sua primeira avaliação em 2024, é importante saber como funciona a prova e o calendário oficial OAB 2024.
Assim, a banca responsável pela realização da prova é a FGV – Fundação Getúlio Vargas, que anualmente aplica 2 provas, contendo duas etapas cada uma: sendo a primeira prova objetiva, e a segunda prova discursiva com peças processuais.
Entre a primeira e a segunda etapa da avaliação da Ordem, é possível que o candidato entre com recurso contra 1 ou mais questões do gabarito preliminar. Assim, a banca analisa a proposta e poderá ou não modificar o gabarito oficial.
Além disso, a própria FGV oferece aos estudantes um modelo de recursos. Desta forma, a etapa também faz parte dos recursos habituais dos candidatos e se sua aprovação requer mais 1 ou 2 questões, vale tentar o recurso à prova.
A prova objetiva é composta por 80 questões de múltipla escolha e aborda várias disciplinas do bacharelado em Direito:
- Direito Direitos Humanos (Direito Constitucional);
- Direito do Consumidor;
- Infância e Juventude;
- Direito Ambiental;
- Direito Internacional;
- Filosofia do Direito;
- Constituição da OAB, suas Normas Gerais e Ética da OAB, e o código disciplinar.
Assim, a aprovação no exame da Ordem é condição necessária para ingressar na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB 2024). Portanto, candidatos interessados estarão aptos à prova a partir do 9º período ou último ano da graduação.
Desta forma, para auxiliar no seu cronograma de estudos, acesse o site da FGV e baixe os cadernos de prova antigos. Assim, opte por valorizar mais matérias que caem com maior incidência, e aumente suas chances de aprovação.