Relembre 3 Polêmicas de Provas da OAB: Qual será a próxima?

Apesar da organização ser uma das características que mais chama atenção da FGV e de todas as edições da prova da OAB, não raro a instituição foi responsável pela realização de algumas polêmicas. Diante disso, separamos um artigo especial sobre as polêmicas prova OAB, para você se divertir e ficar atento!

polêmicas prova OAB
Fonte: Oab.com.

Existem polêmicas envolvem a OAB?

Quando o assunto é polêmicas, imagina-se que o Direito, os concursos públicos e até mesmo a OAB, não se envolvam ou desenvolvam atividades que sejam polêmicas e que causem espanto em seus estudantes e operados do Direito.

No entanto, a OAB é colecionador de polêmicas. Mas cuidado para não confundir: em época onde as redes sociais ganham mais e mais espaço na vida dos brasileiros, imagina-se polêmica como escândalos, fraudes e mentiras.

Porém, em se tratando de polêmicas envolvendo a OAB, o caso é um pouco diferente: tais polêmicas relacionam-se às questões, gabaritos e a ausência de muitas respostas do órgão realizador da prova quando estudantes entram com recursos.

polêmicas prova OAB
Fonte: Reprodução/Freepik

Desta forma, separamos uma lista com as 3 principais polêmicas que a OAB e, sobretudo, a FGV já se envolveu. Assim, vale ficar atento as movimentações da banca e se atentar para que o mesmo não ocorra com você ou com sua prova.

Documento

Edital OAB 2024

Conteúdo Programado, Regras, Provas e Inscrição
Conferir
Você permanecerá no site atual

1. Alto índice de reprovação

A complexidade do exame da ordem em muito se mostra assustadora aos candidatos. Composta por duas fases complexas e difíceis, os candidatos mencionam dificuldades seja com o número de questões, seja pela falta de prática na realização de peças.

Assim, anualmente, a FGV é responsável pela realização de ao menos dois exames da ordem. Dentro deste cenário, na mesma proporção, candidatos se assustam com o número de reprovações em cada exame.

As taxas de reprovação estão ligadas às taxas e índices do próprio exame. A avaliação é organizada e utilizada pela Fundação Getúlio Vargas desde 2010 e, em 28 edições, teve cerca de 3,55 milhões de inscrições.

  • Para acompanhar as estatísticas, acesse o link e confira no site da Ordem.
polêmicas prova OAB
Fonte: Reprodução/Freepik

Dos números mencionados acima, houve aproximadamente 1,07 milhão de candidatos repetidos, ou seja, cada candidato compareceu ao exame em média 3 vezes. Esses dados comparam tanto os reprovados na primeira, quanto na segunda fase.

Segundo dados da FGV, o índice geral de sucesso é de 61,26%, o que equivale a 660.298 pessoas bem-sucedidas. No entanto, em relação aos reprovados, os alunos sempre se questionam sobre o grau de dificuldade da prova.

Ou seja, 38,7 % dos participantes foram reprovados no exame desde 2010. Desta forma, anualmente, em cada uma das edições, as altas taxas de reprovação chocam os candidatos, gerando a primeira e mais comum polêmica do Exame.

2. Por que a OAB é tão cara?

O concurso obrigatório para advogados em exercício promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OBB) visa arrecadar milhões de reais. […] a prova também objetiva a reprovação em massa. Nem os professores de cursinho acertam as pegadinhas da OAB, argumentou Celso Orlando Galli, ex- presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (link). 

Desde 2010, muitos estudantes, professores e operadores do Direito tecem reclamações sobre os valores da prova da OAB. Assim, anualmente a FGV se envolve em polêmicas sobre o valor do Exame, sobretudo em época de aumento.

Atreladas a primeira grande polêmica (tópico anterior), os estudantes questionam sobre a destinação dos valores da prova, sobretudo em face do grande número de reprovados.

No entanto, a FGV pouco responde sobre tal polêmica e, para amenizar o grau de reclamações, oferece várias modalidades de isenção aos estudantes, de acordo com suas características e grau econômico. 

3. A FGV não reconhece erros e nunca aceita recursos dos candidatos

Não raro, surpreende-se com o posicionamento da banca, sobretudo durante revisão da Fase 1 da Ordem, onde a FGV não aceitou nenhum recurso feito pelos alunos, apesar de milhares deles feitos, e devidamente justificados.

polêmicas prova OAB
Fonte: Reprodução/Freepik

A terceira polêmica também caminha com a banca em toda prova! Assim, em muitos casos, os estudantes possuem a impressão de que a banca não defere os recursos por vontade de não os fazer.

Os motivos da recusa são os mais variados: nervosismo durante a prova, erros de interpretação, erros na hora de passar as respostas à folha de respostas. No entanto, o que fazer quando o erro é da banca e não do estudante?

Datas

Calendário OAB 2024

Datas das Inscrições, Provas e Resultados
Conferir
Você permanecerá no site atual

Esse sentimento é definitivamente um sentimento de desamparo e depressão. A lição que fica é que à lista de grandes desafios para os candidatos devemos acrescentar mais um, o de superar a arrogância da banca.

Nota-se com o passar do tempo que a banca permanecerá com seu posicionamento e seguirá conhecida pela reprovação de vários recursos. Logo, caberá ao estudante se adaptar e torcer para não precisar de 1 questão para ser aprovado. Bons estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Rebeca Joás
Rebeca é a principal redatora do nosso portal OAB 2024 do qual traz consigo notícias e artigos especiais afim de deixar nossos leitores sempre muito bem informados. Todos os anos, milhares de estudantes conseguem através da Rebeca diversas dicas para as provas OAB além de se manterem informados sobre as atualizações dos editais.